Pedagogia Waldorf
O que é a Pedagogia Waldorf?
A Pedagogia Waldorf, criada em 1919, é uma abordagem pedagógica que procura integrar de maneira holística o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos alunos.
Ela valoriza cada fase formativa dos alunos, incentivando o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais, cognitivas e corporais que serão úteis para toda a vida.
A Pedagogia Waldorf acredita que para conseguir um bom desenvolvimento intelectual é necessário existir uma base emocional sólida. Por isso, aposta em ambientes livres e cooperativos, sem provas e com forte apoio nos trabalhos manuais e na arte.
A pedagogia Waldorf, enxerga a vida de forma cíclica, em setênios — ou seja, a vida humana seria formada por ciclos de sete anos.
Os sete primeiros anos de vida, conhecidos como primeiro setênio pela pedagogia Waldorf, são cruciais para o desenvolvimento do indivíduo e devem ser respeitados e impulsionados de acordo com a necessidade de cada criança.
Quais as principais características?
A Pedagogia Waldorf vê o homem como um conjunto harmônico que abrange três dimensões: físico, anímico e espiritual. Dessa maneira, fundamenta as práticas educativas que desenvolvem o aluno de forma integral, ou seja, associando habilidades corporais, cognitivas e emocionais.
Preza pelo livre brincar, pelo contato com a natureza e expressão artística
O processo de aprendizagem da pedagogia Waldorf é interdisciplinar e valoriza o papel da imaginação, desenvolvendo o pensamento criativo e analítico. Privilegia a criatividade, os jogos, os trabalhos manuais, o desenvolvimento artístico, a linguagem e a experiência
O método de ensino desenvolvido por Steiner é baseado em uma abordagem mais lúdica, onde crianças aprendem através das artes e o aprendizado na experiência é fundamental.
A criança desenvolve amplamente as habilidades perceptivas e motoras, ganhando destreza, noção de tempo e espaço. A criança chega ao ensino fundamental com uma base sólida pra alfabetização.
Devido ao olhar humanista e transformador, a educação Waldorf foi indicada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como uma possibilidade de responder aos desafios educacionais atuais.
Atualmente, a educação Waldorf está difundida em mais de 60 países, sendo que no Brasil há 88 escolas Waldorf filiadas.
O brincar e a Pedagogia Waldorf.
Tendo como base as fases do desenvolvimento humano, a atividade primordial do primeiro setênio é brincar. A brincadeira, contudo, servirá como base para todo o aprendizado que vai vir depois. A criatividade, por exemplo, é super estimulada.
São utilizados somente brinquedos feitos com material natural, como madeira, lã; as formas, simples, justamente para que a criança use a imaginação.
O Brincar permite o despertar das potencialidades de cada um tanto no sentido de autoconhecimento quanto no despertar das habilidades socioemocionais.
Assim, os pais, professores e responsáveis, em virtude das capacidades imitativas, devem estar conscientes da sua própria atuação enquanto as crianças brincam; devem buscar ações que sejam carregadas de sentido e de ordem do fazer.
Segundo Steiner: “…a criança brinca ao imitar e quer brincar imitando. E se pudéssemos responder à grande pergunta: Como o brincar é transformado em trabalhar? estaremos respondendo realmente à pergunta fundamental da educação do primeiro setênio. …a brincadeira atua de dentro para fora; o trabalho atua de fora para dentro. ...
O que as crianças querem é imitar o trabalho dos adultos. Nisso consiste justamente a imensa e significativa tarefa da educação infantil: que a brincadeira seja paulatinamente transferida para o trabalho.
Temos de introduzir a vida nos trabalhos do Jardim de Infância, de tal forma que eles possam fluir da atividade da criança para os jogos. O que é justamente importante, nesta idade, é que a criança precisa imitar a vida.”
Conheça nossos Recursos e Brinquedos Educativos disponíveis e inspirados no método Waldorf Aqui.